Parlamentares do Congresso Nacional irão embarcar em uma missão a São Francisco e Palo Alto, na Califórnia (EUA), a fim de conhecer as inovações digitais desenvolvidas no Vale do Silício. A convite do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, a viagem tem como objetivo trazer ao Brasil os principais avanços tecnológicos produzidos pelo maior ecossistema digital do mundo.
A missão irá ocorrer entre os dias 14 e 18 de novembro deste ano. Na agenda, os parlamentares devem se reunir com autoridades americanas, empresas do setor e membros da Academia, de forma semelhante aos congressistas da União Europeia, que em maio deste ano também viajaram ao Vale do Silício com o mesmo objetivo e perspectiva.
O intercâmbio irá agregar conhecimentos sobre inovação, inclusão digital e empreendedorismo, além de analisar como tais ações podem impactar o cotidiano dos brasileiros. Entre os organizadores do evento, o Instituto Cidadania Digital (ICD) acredita que os dados coletados nesta experiência podem permitir que o país caminhe alinhado às referências internacionais já existentes, promovendo o desenvolvimento do setor tecnológico do Brasil.
Estão programadas visitas às principais empresas alocadas no Vale do Silício, assim como os respectivos laboratórios e centros de inovação. Ainda, os parlamentares terão a oportunidade de debater sobre a implementação de políticas públicas com as autoridades americanas, usando estudos realizados pela Universidade de Stanford como base da discussão.
Os deputados estarão acompanhados pelo representante do Departamento de Comércio dos EUA, Scott Shaw; pelo representante brasileiro do Serviço Comercial Estrangeiro dos EUA, Bryan Goldfinger; e pela especialista sênior em Tecnologia da Informação e Segurança Cibernética e Conselheira de Políticas Digitais do Departamento de Comércio dos EUA, Patricia Marega.